* life style * beleza * moda * casamento * maternidade * viagens e cultura pop*

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dica de viagem - Lençóis Maranhenses

foto arquivo pessoal

Oi, bellas!!! Vai chegando o fim do ano e a gente só pensa em uma coisa: Viajar!!! 

Resolvi contar pra vocês uma viagem super legal que fiz com meu noivo há uns dois anos e que pra mim foi uma das melhores. Vamos falar dos Lençóis Maranhenses.

Conheço praticamente todo o nordeste, mas ainda não conhecia o Maranhão e morria de vontade de conhecer o Parque dos Lençóis Maranhenses (um verdadeiro deserto à beira do oceano, repleto de dunas e lagoas de águas cristalinas).

Matei minha vontade e posso dizer que é lindo!!!

Tudo começou quando decidimos fazer uma viagem de fim de semana. Pensamos isso numa quarta-feira e na sexta estávamos desembarcando no Maranhão, crentes que éramos ''os mochileiros'' hehehe. Saímos de Brasília apenas com as passagens aéreas e só quando chegamos em São Luís é que providenciamos estadia e o passeio ao Parque dos Lençóis.

Chegamos em São Luís por volta das 16h e no centro da cidade descobrimos um local que vendia pacotes para os Lençóis.

O roteiro oferecido era o seguinte:

  • Às 5hs transfer São Luís/Barreirinhas em micro ônibus com ar condicionado. Distância São Luís - Barreirinhas 260km. Duração do percurso 3:15h;
  • Após a chegada passeio as Dunas e Lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em veículo 4X4 (observação: o 4x4 atravessa uma parte do rio na balsa);
  • No domingo passeio pelo Rio Preguiças até Caburé em Lancha ''Voadeira'' (dá para ver o encontro do rio Preguiças com o mar);
  • Em Caburé visitamos a ilha dos macacos e um parque chamado de Pequenos lençóis;
  • Hora livre na praia com retorno às 15hs  para Barreirinhas e para São Luís às 17h onde chegamos por volta de 21h.
O número de turistas estrangeiros fazendo esse passeio é bem considerável. Dormimos mais uma noite em São Luís e voltamos para Brasília na segunda pela manhã.

Essas são algumas das centenas de fotos que tiramos (é tudo tão lindo que cada mergulho era um flash rs...).


1) Barreirinhas


2) Veículo 4X4  (é o único  que chega no Parque dos Lençóis)


3) Travessia de balsa




4) Água cristalina de uma pequena lagoa nas dunas




5) Dunas  (as várias nuances que a luz do sol causa nas areias é simplesmente indescritível!!!)





6) Passeio pelo Rio Preguiças





7) Ilha dos macacos (eu sei que a foto é de uma tartaruga, mas lá tinha muito macaco, eu juro!!! kkkk)




8) Pequenos Lençóis (fica do lado da Ilha dos Macacos)




9) Praia onde ficam os chalés e os restaurantes de Caburé

 


Gente, o passeio é lindo e o lugar é indescritível, mas tivemos que aguentar  uma overdose  de reggae. A noite no centro de São Luís havia uma galera reunida nas praças e o reggae comendo solto (me senti estilo na Jamaica hehehe). Saímos pra jantar e sentir o clima da cidade (quente de morrer hauahaua).

Como se não bastasse, no micro ônibus que nos levou até Barreirinhas, só havia dvd do Bob Marley, mais reggae pra quem estava achando pouco (quase voltei de dreads de lá hehehe).

As praias do Maranhão são bem diferentes de outras do nordeste brasileiro. A água parece mais escura e mais salgada, se é que isso é possível (''tipo'', camada bem generosa de sal na pele depois do banho de mar), mas vale muito a pena.

Agora, na minha opinião, um fim de semana no Maranhão é suficiente pra quem quer apenas conhecer os lençóis como era o nosso caso.

Ah, o melhor período para visitar os Lençóis é entre junho e setembro (quando as lagoas estão cheias por causa das chuvas do primeiro semestre). No período de estiagem (outubro a março) algumas lagoas chegam a secar. Nós fomos em fevereiro e tivemos sorte porque naquele ano choveu muito e pegamos lagoas cheias. Por ser fora de temporada, também conseguimos bons preços.

Recomendo muito!!!
Fica a dica!!

Bjoo

Fotos: Arquivo pessoal.

19 comentários:

Lu Pourbaix disse...

Você e teu noivo são super corajososssss!!
Qnd falam ou eu vejo aldo do Maranhão logo me vem a cabeça a novela Da Cor do Pecado! hehehehehehehehe! Então ... meu marido é de São Pedro da Aldeia, do lado de Búzius, então sempre estou por lá! Maquiagem é minha dedicação constante, assim como fotografias (fiquei só admirando as suas).
E a dieta vou transformar numa dedicação também!!!!

Beijos

Mi disse...

nossa que lugar maravilhoso, sempre quis conhecer.
beijinhos
http://blogdamip.blogspot.com/

Nanda e Dani disse...

Lindo o Lugar otima dica
se eu não adorace tanto João pessoa mudaria o lugar da minha lua de mel rsrs
bjs
http://nandanoiva.blogspot.com/

Tabuleiro Chic disse...

adorei o post!!! To te seguindo!! Se puder passa no TC!!

bjos,

Flavia

www.tabuleirochic.com

PRODUTOS QUE FAZEM MINHA CABEÇA disse...

É real??? Nem da pra acreditar Aline, de tão lindo!
Bjs
Lucy

garotaantenada disse...

Que lugar lindo sou louca para conhecer os lencois ..

bjoks

Manú disse...

nossa é lindooo...
vou por na minha lista para lua de mel...para deposi decidir né...rsrsrs

bjos

Queremos falar de música! disse...

Eu tenho vontade de conhecer esse lugar *.*
;*
Marina

Julie disse...

Bellíssima! Adorei o post! Conheço São Luis, a família tooda da minha mãe é de lá, então vou desde pequena.. Mas não conheço lençóis e morro de medo de barco, haha!

Um beijo

Mania de Gloss disse...

Oi flOr, amei seu blog. --*
Ja to seguindo, visitarei sempre que puder.
BeijO!

Paula Patricia disse...

Que lgar lindo de viver!!! Invejinha dessas sua viagem relampâgo, hahaha! Eu e meu marido também já fizemos (e ainda faremos) muitas dessas também!
Quero muito um dia ainda conhecer o Maranhão.
bjokas:D

Manú disse...

tive que voltar aqui aline...
nao paro de pensar neste lugar...hahahaha

to "encaquifada" que quero ir para lá com o noivo na lua de mel...
enfernizei ele ontem mostrando fotos e tal...hahaha

é lindo demais...agora toa qui dele pesquisar pacotesturisticos...hihihi

bjos

Aline Alarcão disse...

kkkk
Ai, Manu... essa foi ótima!!!
Acho que é válido, mas se não for de lua de mel, um fim de semana dá pra conhecer os lençóis tb.
Indo com uma pacote fechado é mais fácil e seguro, nós é que somos loucos mesmos e fomos na "doida". hehehe
Bjo, querida!

Aline Alarcão disse...

Meninas, foi muito legal compartilhar isso com vocês e saber que vocês curtiram. Obrigada pelos comentários!!! bjoo

Camila Monteiro disse...

Noossaaaa que delicia delicia de viagem!!!!
Maravilha esse lugar né? morro de vontade de visitar tb!

Naná disse...

Que post bonito! Obrigada por compartilhar suas observações sobre esta viagem.
Lençois está na minha lista de desejos de viagens.
bjs!

Aline Alarcão disse...

Naná, fico feliz de saber que gostou!!!
Vale a pena conhecer...
Seja bem vinda ao blog!!!
bjoo

Fernanda disse...

Aline, e a tal da "Lagoa Azul" ?
É alguma dessas que voce postou?
Beijo
Que delícia de viagem!

Aline Alarcão disse...

Oi, Fernanda!!!
Se bem me recordo essa primeira foto é da Lagoa Azul... Ela é uma das que tem maior quantidade de água e por isso é muito boa para o banho. Fizemos um vídeo dela, mas ele é bem curtinho e por isso resolvi não postar. Bjo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dica de viagem - Lençóis Maranhenses

foto arquivo pessoal

Oi, bellas!!! Vai chegando o fim do ano e a gente só pensa em uma coisa: Viajar!!! 

Resolvi contar pra vocês uma viagem super legal que fiz com meu noivo há uns dois anos e que pra mim foi uma das melhores. Vamos falar dos Lençóis Maranhenses.

Conheço praticamente todo o nordeste, mas ainda não conhecia o Maranhão e morria de vontade de conhecer o Parque dos Lençóis Maranhenses (um verdadeiro deserto à beira do oceano, repleto de dunas e lagoas de águas cristalinas).

Matei minha vontade e posso dizer que é lindo!!!

Tudo começou quando decidimos fazer uma viagem de fim de semana. Pensamos isso numa quarta-feira e na sexta estávamos desembarcando no Maranhão, crentes que éramos ''os mochileiros'' hehehe. Saímos de Brasília apenas com as passagens aéreas e só quando chegamos em São Luís é que providenciamos estadia e o passeio ao Parque dos Lençóis.

Chegamos em São Luís por volta das 16h e no centro da cidade descobrimos um local que vendia pacotes para os Lençóis.

O roteiro oferecido era o seguinte:

  • Às 5hs transfer São Luís/Barreirinhas em micro ônibus com ar condicionado. Distância São Luís - Barreirinhas 260km. Duração do percurso 3:15h;
  • Após a chegada passeio as Dunas e Lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em veículo 4X4 (observação: o 4x4 atravessa uma parte do rio na balsa);
  • No domingo passeio pelo Rio Preguiças até Caburé em Lancha ''Voadeira'' (dá para ver o encontro do rio Preguiças com o mar);
  • Em Caburé visitamos a ilha dos macacos e um parque chamado de Pequenos lençóis;
  • Hora livre na praia com retorno às 15hs  para Barreirinhas e para São Luís às 17h onde chegamos por volta de 21h.
O número de turistas estrangeiros fazendo esse passeio é bem considerável. Dormimos mais uma noite em São Luís e voltamos para Brasília na segunda pela manhã.

Essas são algumas das centenas de fotos que tiramos (é tudo tão lindo que cada mergulho era um flash rs...).


1) Barreirinhas


2) Veículo 4X4  (é o único  que chega no Parque dos Lençóis)


3) Travessia de balsa




4) Água cristalina de uma pequena lagoa nas dunas




5) Dunas  (as várias nuances que a luz do sol causa nas areias é simplesmente indescritível!!!)





6) Passeio pelo Rio Preguiças





7) Ilha dos macacos (eu sei que a foto é de uma tartaruga, mas lá tinha muito macaco, eu juro!!! kkkk)




8) Pequenos Lençóis (fica do lado da Ilha dos Macacos)




9) Praia onde ficam os chalés e os restaurantes de Caburé

 


Gente, o passeio é lindo e o lugar é indescritível, mas tivemos que aguentar  uma overdose  de reggae. A noite no centro de São Luís havia uma galera reunida nas praças e o reggae comendo solto (me senti estilo na Jamaica hehehe). Saímos pra jantar e sentir o clima da cidade (quente de morrer hauahaua).

Como se não bastasse, no micro ônibus que nos levou até Barreirinhas, só havia dvd do Bob Marley, mais reggae pra quem estava achando pouco (quase voltei de dreads de lá hehehe).

As praias do Maranhão são bem diferentes de outras do nordeste brasileiro. A água parece mais escura e mais salgada, se é que isso é possível (''tipo'', camada bem generosa de sal na pele depois do banho de mar), mas vale muito a pena.

Agora, na minha opinião, um fim de semana no Maranhão é suficiente pra quem quer apenas conhecer os lençóis como era o nosso caso.

Ah, o melhor período para visitar os Lençóis é entre junho e setembro (quando as lagoas estão cheias por causa das chuvas do primeiro semestre). No período de estiagem (outubro a março) algumas lagoas chegam a secar. Nós fomos em fevereiro e tivemos sorte porque naquele ano choveu muito e pegamos lagoas cheias. Por ser fora de temporada, também conseguimos bons preços.

Recomendo muito!!!
Fica a dica!!

Bjoo

Fotos: Arquivo pessoal.

19 comentários:

Lu Pourbaix disse...

Você e teu noivo são super corajososssss!!
Qnd falam ou eu vejo aldo do Maranhão logo me vem a cabeça a novela Da Cor do Pecado! hehehehehehehehe! Então ... meu marido é de São Pedro da Aldeia, do lado de Búzius, então sempre estou por lá! Maquiagem é minha dedicação constante, assim como fotografias (fiquei só admirando as suas).
E a dieta vou transformar numa dedicação também!!!!

Beijos

Mi disse...

nossa que lugar maravilhoso, sempre quis conhecer.
beijinhos
http://blogdamip.blogspot.com/

Nanda e Dani disse...

Lindo o Lugar otima dica
se eu não adorace tanto João pessoa mudaria o lugar da minha lua de mel rsrs
bjs
http://nandanoiva.blogspot.com/

Tabuleiro Chic disse...

adorei o post!!! To te seguindo!! Se puder passa no TC!!

bjos,

Flavia

www.tabuleirochic.com

PRODUTOS QUE FAZEM MINHA CABEÇA disse...

É real??? Nem da pra acreditar Aline, de tão lindo!
Bjs
Lucy

garotaantenada disse...

Que lugar lindo sou louca para conhecer os lencois ..

bjoks

Manú disse...

nossa é lindooo...
vou por na minha lista para lua de mel...para deposi decidir né...rsrsrs

bjos

Queremos falar de música! disse...

Eu tenho vontade de conhecer esse lugar *.*
;*
Marina

Julie disse...

Bellíssima! Adorei o post! Conheço São Luis, a família tooda da minha mãe é de lá, então vou desde pequena.. Mas não conheço lençóis e morro de medo de barco, haha!

Um beijo

Mania de Gloss disse...

Oi flOr, amei seu blog. --*
Ja to seguindo, visitarei sempre que puder.
BeijO!

Paula Patricia disse...

Que lgar lindo de viver!!! Invejinha dessas sua viagem relampâgo, hahaha! Eu e meu marido também já fizemos (e ainda faremos) muitas dessas também!
Quero muito um dia ainda conhecer o Maranhão.
bjokas:D

Manú disse...

tive que voltar aqui aline...
nao paro de pensar neste lugar...hahahaha

to "encaquifada" que quero ir para lá com o noivo na lua de mel...
enfernizei ele ontem mostrando fotos e tal...hahaha

é lindo demais...agora toa qui dele pesquisar pacotesturisticos...hihihi

bjos

Aline Alarcão disse...

kkkk
Ai, Manu... essa foi ótima!!!
Acho que é válido, mas se não for de lua de mel, um fim de semana dá pra conhecer os lençóis tb.
Indo com uma pacote fechado é mais fácil e seguro, nós é que somos loucos mesmos e fomos na "doida". hehehe
Bjo, querida!

Aline Alarcão disse...

Meninas, foi muito legal compartilhar isso com vocês e saber que vocês curtiram. Obrigada pelos comentários!!! bjoo

Camila Monteiro disse...

Noossaaaa que delicia delicia de viagem!!!!
Maravilha esse lugar né? morro de vontade de visitar tb!

Naná disse...

Que post bonito! Obrigada por compartilhar suas observações sobre esta viagem.
Lençois está na minha lista de desejos de viagens.
bjs!

Aline Alarcão disse...

Naná, fico feliz de saber que gostou!!!
Vale a pena conhecer...
Seja bem vinda ao blog!!!
bjoo

Fernanda disse...

Aline, e a tal da "Lagoa Azul" ?
É alguma dessas que voce postou?
Beijo
Que delícia de viagem!

Aline Alarcão disse...

Oi, Fernanda!!!
Se bem me recordo essa primeira foto é da Lagoa Azul... Ela é uma das que tem maior quantidade de água e por isso é muito boa para o banho. Fizemos um vídeo dela, mas ele é bem curtinho e por isso resolvi não postar. Bjo