* life style * beleza * moda * casamento * maternidade * viagens e cultura pop*

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Diário de Viagem: Cancún (Parte 2) - Mergulho em Cozumel

Oi, bellas!!!
Continuando o diário de viagem sobre Cancún, hoje vou falar sobre o mergulho que fizemos em Cozumel.

Como falei no último post, fechamos os passeios com a CVC. Em Cancún a correspondente da CVC é a ETR, ou seja, os passeios são realizados pela ETR.

Antes de contar como foi a nossa experiência com o mergulho, vou falar um pouquinho de Cozumel para que vocês possam entender o sentido desse passeio. Muita gente vai para lá e fica decepcionado justamente por não saber o que fazer na ilhal.

Cozumel é a terceira maior ilha do México e fica localizada a aproximadamente 60 km de Cancún. Lá é o ponto de parada de vários Cruzeiros que chegam dos Estados Unidos. Quando chegamos havia o Disney Magic ancorado por lá.

Em Cozumel está localizado o segundo maior recife de corais do mundo e por isso é um destino muito procurado por mergulhadores (isso mesmo, mergulhadores!). Cozumel é um lugar para fazer mergulho. Essa é a principal atividade da ilha.

É claro que é legal navegar pelo mar do Caribe, sentir o vento no rosto, relaxar ao som dos ritmos caribenhos. Não posso negar que a ilha é linda, mas o que encanta em Cozumel é o que se vê no fundo do mar. Seja com snorkel ou com cilindro, o mergulho é o ponto alto de Cozumel.

Nós sabíamos disso desde o começo e por isso Cozumel estava na nossa lista de destinos. Mergulhamos em Punta Cana, em Porto de Galinhas também, mas nada se compara ao que vivemos em Cozumel. Foi uma experiência incrível.

Cancún é a terra das pulseirinhas. Como não poderia deixar de ser, usamos várias durante nossa estadia. Em Cozumel também ganhamos pulseirinhas. Elas indicavam que fazíamos parte daquele passeio. Outra pulseirinha foi colocada para indicar que pagamos a taxa ambiental (a taxa ambiental não está incluída no pacote e é paga separadamente).

Agora que já sabemos o que fazer em Cozumel, vamos saber como chegar até lá, né?!

O ônibus da ETR pegou a gente no hotel e assim seguimos em direção a Playa Del Carmen. Em Carmen  pegamos um  Ferry até Cozumel. O Ferry é pago, mas o preço estava incluído no passeio. Recebemos os tickets da ETR/CVC e embarcamos.

Beleza, mas o que é um Ferry? Bom, Ferry é um barco bem grande que navega pelo mar do Caribe até chegar em Cozumel. A viagem é tranquila, mas o barco, mesmo sendo grande, balança muito! O super barco tem dois andares. A dica é sentar no andar de cima, que é aberto ao fundo, de preferência perto da janela. Na ida foi tudo bem, mas na volta senti um pouco de enjoo. Por sorte não dei nenhum vexame, se é que vocês me entendem! hehehe

Chegando em Cozumel pegamos um catamarã, que já estava a nossa espera, até o deck de um day use que tem em Cozumel (esqueci o nome do lugar agora). No deck desembarcaram as pessoas que foram mergulhar com cilindro. Nós permanecemos no catamarã e seguimos mar a dentro até o banco de corais onde fizemos o mergulho com snorkel.

Após o mergulho, que durou um pouco mais de uma hora, voltamos ao day use para almoçar, descansar um pouco e seguir até o centro da ilha onde há um comércio com várias lojas. Ah, no day use há acesso gratuito a rede wi fi, basta pedir a senha para um dos funcionários. O almoço, as bebidas e os equipamentos de mergulho estavam incluídos no passeio.

Depois pegamos o Ferry de volta a Playa del Carmen. De lá seguimos de ônibus rumo à Cancún.

Infelizmente não lembro o valor que pagamos por Cozumel. Aliás, não lembro os valores que pagamos  por cada passeio, mas já havíamos feito uma pesquisa pela web e os valores não eram muito diferente dos pesquisados. Lembro que gastamos, por pessoa, uns 400 dólares com os passeios para Cozumel, Isla Mujeres, X-Caret e Coco Bongo.

É claro que dá para fazer esses passeios pagando menos, mas, sinceramente, comodidade é tudo! Como estávamos de férias, a única coisa que não queríamos era esquentar a cabeça com esse tipo de economia.

Quem estiver hospedado en Playa del Carmen pode pegar um Ferry por conta própria e no porto procurar alguma equipe que guie o mergulho. Vi um casal que pegou o catamarã com a gente só para mergulhar. Eles estavam hospedados em Cozumel. O mesmo vale para quem estiver em Cancún (para chegar até Carmen, basta pegar um ônibus). Nesses casos não tenho a menor noção de quanto custa, mas na web deve haver alguém relatando a experiência.

No centro de Cozumel há lojas de produtos importados, mas não vale a pena comprar nada lá porque os preços são os mesmos de Cancún.

Mergulhar em Cozumel é maravilhoso. Foi uma das experiências mais lindas que já vivi! O mergulho é feito em alto mar. A água é mega cristalina, de um azul incomum. No mergulho foi possível ver tartarugas, arraias e lindos cardumes que passavam bem próximos de nós. Sem palavras para o que vi!!! Ah, também é possível encontrar tubarões lixa, mas dessa vez não vimos. A formação dos corais tem uma beleza indescritível!!! Só vivendo para entender do que estou falando.

A sensação de liberdade que o mergulho proporciona é deliciosa!!! Quem nunca mergulhou tem que experimentar!

Então, a minha dica é: Se for a Cozumel, mergulhe!!!

E vocês, conhecem Cozumel? Já fizeram mergulho? Qual foi a experiência mais incrível que você já viveu?
bjo

Obs: Todas as fotos são de arquivo pessoal, sendo proibida a reprodução total ou em parte.

Update

Hoje, conversando com meu marido, notei que esqueci de dar uma informação sobre Cozumel. Assim como na Ilha Saona (em Punta Cana), em Cozumel também foram gravadas algumas cenas do filme "A Lagoa Azul".

Camila Monteiro disse...

Nosaa deve ter sido maravilhoso! Morro de vontade de mergulhar!
Saudades de vc sempre aqui! Bjs

Dalila disse...

Oie! Eu nunca comentei aqui, mas peço pra continuar com os posts de Cancun assim superdetalhados! Vou de lua de mel pra lá mês que vem e tô anotando tudo! Mas vamos ficar hospedados no Sun Palace do complexo Palace Resorts; não queremos fazer muitos passeios mas Coco Bongo e nadar com os golfinhos com certeza teremos! Tô doida pra ler sobre isso! Obrigada e que fotos lindas!

Thaís disse...

Muito legal!
Estou curiosa tbm para ler o relato de compras!!!
beijoss

Aline Alarcão disse...

Oi, Dalila!!! Bem vinda!!! Vou tentar terminar ainda essa semana. Pode deixar que vou falar da Coco Bongo tb!
Hoje escrevi a parte 3 e dei uma pincelada nos golfinhos. Qualquer dúvida é só perguntar! bjo

Ivy disse...

Olá! Eu estou indo para Cancun e fechamos um pacote de mergulho em Cozumel, mas nunca fiz mergulho na vida! É tranquilo para iniciantes? Obrigada!

Aline Alarcão disse...

Oi!!! É super tranquilo!!! Cada um vai no seu limite.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Diário de Viagem: Cancún (Parte 2) - Mergulho em Cozumel

Oi, bellas!!!

Então, a minha dica é: Se for a Cozumel, mergulhe!!!

bjo

Update

Camila Monteiro disse...

Nosaa deve ter sido maravilhoso! Morro de vontade de mergulhar!
Saudades de vc sempre aqui! Bjs

Dalila disse...

Thaís disse...

Muito legal!
Estou curiosa tbm para ler o relato de compras!!!
beijoss

Ivy disse...

Aline Alarcão disse...

Oi!!! É super tranquilo!!! Cada um vai no seu limite.